Que Dó! Raro BMW Série 5 turbodiesel está abandonado em BH

Modelo de 1985 foi abandonado e virou alvo de vandalismo, mas poderia valer uma boa grana. Sedã alemão possui motorização incomum (e proibida) para carros de passeio no Brasil

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Que Dó! Raro BMW Série 5 turbodiesel está abandonado em BH
Carro tem motor 2.4 12V de seis cilindros em linha com injeção direta

Um raro BMW 524td E28 ano 1985 definha abandonado numa rua erma de Belo Horizonte. O sedã alemão é alvo de vandalismo e já aparenta sinais de furto de peças. Reportagem do Vrum encontrou o veículo no bairro Estoril, região Oeste da capital mineira.

VEJA FOTOS DO BMW 524td!

O emblema dá a dica da raridade do modelo: é um 524 ‘td’, sigla para identificar o motor turbodiesel. O propulsor M21 foi o primeiro da BMW movido com esse combustível, reconhecido no começo da década de 80 como o mais silencioso e rápido.

O motor 2.4 12V tinha seis cilindros em linha e sistema de injeção direta de diesel, capaz de render até 84 cavalos de potência a 4.000 rpm e torque de 15.4 kgfm a 2.500 rotações. O modelo tem ainda câmbio automático ZF 4HP22 de quatro velocidades e a tradicional tração traseira. Segundo dados da fábrica, fazia de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos e velocidade máxima de 175 km/h.

Mesmo nesse estado, poderia render um bom dinheiro em peças

Sem a pegada esportiva típica dos modelos BMW, o 524td era comercializado em poucos mercados, que denota a raridade do modelo abandonado à própria sorte. No Brasil, apenas utilitários, caminhões e ônibus podem sair de fábrica com motor diesel. Na Europa e outros países, é aceito e por ser importado, esse modelo pode trafegar sem problemas. Como é forte esse lobby dos transportes!

São 2,625 m de distância entre eixos

O Série 5 E28 possui 4,62 metros de comprimento e 2,625 m de distância entre eixos. O bólido tem massa de 1.350 kg, com tanque de 70 litros. O porta malas tem capacidade de 460 litros. O modelo das fotos tinha bancos de couro, já arruinados pela chuva. A foto que abre a matéria foi registrada em fevereiro deste ano. O carro ainda tinha o parabrisa dianteiro. Nas últimas, tiradas nesta semana, é possível ver a degradação do automóvel.

Não encontramos modelo similar à venda no Brasil. Outros sedãs da BMW, o compacto Série 3 e o grande Série 7 da década de 80 são vendidos entre R$ 20 e R$ 30 mil. Talvez em bom estado, esse 524td poderia chegar próximo desse valor e ganhar a sonhada placa preta de colecionador. Mas mesmo nesse estado, pode ser vendido pelo menos por R$ 6 mil como sucata.

Um carro muito legal para ter esse triste fim!

Um amante da BMW poderia adorar ter um modelo desse na garagem. Mas como tudo indica, o futuro desse 524td é mesmo o ferro velho. Que triste!

Trânsito

O veículo está corretamente estacionado na via e não infringe qualquer lei do Código de Trânsito. Dessa forma, ele pode ficar no local.

Atualização: Consultamos o Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil e o modelo está com IPVA e taxa de licenciamento atrasados desde 2011. Além disso, há seis impedimentos judiciais contra este 524 td.

Emblema revela a versão turbodiesel
Série 5 E28 possui 4,62 metros de comprimento

VEJA FOTOS DO BMW 524td!